Associação de Revendedores de Veículos
Automotores no Estado do Paraná

A Assovepar

Uma Associação que defendesse e resguardasse os interesses dos revendedores de automóveis usados, intensificando esforços em busca do fortalecimento e desenvolvimento de seus associados. Essa foi a motivação para criação da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar). Por iniciativa de um grupo significativo de homens do setor liderados por Cláudio Tissot e Riles Mário Kops, buscou-se concretizar os ideais de unificação classista, a formatação e os princípios básicos, que tiveram suas origens na Associação Pioneira no Brasil.

A Assovesp, tinha como presidente Roberto Ruscito, que incentivou incondicionalmente o nascimento da Assovepar, fato ocorrido em 13 de agosto de 1990, sendo aclamado como primeiro presidente o próprio Cláudio Tissot. A Assovepar foi a segunda associação do setor criada no Brasil.

A venda de veículos novos, desde os tempos que chegavam ao Brasil semidesmontados em caixotes, já aguçava a paixão do brasileiro pelo automóvel. Em função da constante renovação de frota, ancorou-se o mercado paralelo de usados, que ao lado dos carros novos alterou o perfil da macroeconomia brasileira, inserindo-se no contexto pelo representativo movimento financeiro e considerado o termômetro da economia nacional. Obviamente, o disciplinamento tributário fez-se presente, pois legislações nas esferas federal e estadual eram voltadas apenas para o âmbito da importação de automóveis e sua comercialização. Com o surgimento das primeiras lojas especializadas de usados, o Estado criou mecanismos contributivos e de valores incompatíveis, pois não reconhecia a condição do veículo usado ter pago todos os tributos incidentes quando saído da fábrica/concessionária, portanto merecedor de tributação diferenciada. Inexistia reciprocidade fiscal em relação a outros produtos e taxava-se pela alíquota de 17% sobre o valor total da venda, com o agravante de revogação das consignações.

Em 1992, a Associação preocupada com o peso da carga tributária exercida pela ICMS, deu seus primeiros passos exatamente nesse momento, quando expressivo número de lojistas foi recebido pelo secretário da Fazenda do Estado do Paraná da época – Dr. Heron Arzua, reconduzido ao mesmo cargo no atual governo de Roberto Requião – que sensibilizado, acolheu os reclames da classe e obteve junto ao Confaz, a redução da base cálculo que prevalece até os dias de hoje para a comercialização dos veículos usados.

Não resta dúvida de que o benefício trouxe para o setor um inestimável entusiasmo, que contribuiu para consumar que o conceito preconizado inicialmente tinha fincado raízes e permitindo à Assovepar usufruir dos primeiros louros de sua trajetória. Os desafios apenas haviam iniciados, porém, com o espírito despretensioso dos homens que comandavam os desígnios associativos, foram alicerçadas as bases de uma associação forte e com presença marcante não só em âmbito estadual como também agraciada como referencial por suas congêneres espalhadas por este Brasil afora. Com sede própria e uma diretoria atuante, a Assovepar comemora em 2009 seus 19 anos de bons serviços prestados aos lojistas que acreditaram no slogan de que a união faz a força.

Copyright © 2009 www.assovepar.com.br · Todos os direitos reservados · Desenvolvido por